quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

DESCARTÁVEL OU DE PANO - Cristal Molina




Preocupação com o meio ambiente divide mães na hora de optar por fralda de tecido ou descartável
O jornal Zero Hora de 16 de novembro de 2009, lançou uma bela matéria a respeito dos impactos que meio ambiente sofre através da utilização de fraldas descartáveis e de pano.

Desde o dia do nascimento até o momento em que aprende a usar o banheiro, um bebê gasta, em média, mais de 3,6mil fraldas descartáveis. No Brasil, são cerca de 17 milhões de exemplares do produto lançados por dia no ambiente, e cada unidade demora 400 anos para se decompor! Fraldas de tecido, reduzem a montanha de lixo nos aterros, podem ser usadas mais de cem vezes e levam um ano para se decompor. O contato com o tecido, em vez do plástico, traz muito mais conforto para o bebê. Entretanto, lavá-las exige tempo, paciência e não é uma tarefa fácil. Encontrar tempo para lavar uma média de 12 fraldas por dia, deixá-las de molho durante 30 minutos com vinagre, estendê-las e passá-las a ferro. Como a recomendação é lavá-las com sabão de glicerina e a quantidade é insuficiente para encher um tanque da máquina, teria que lavar tudo à mão se optasse por contribuir para reduzir a média de lixo por dia. O desperdício de água e o uso de detergentes podem causar impacto ao meio ambiente e, quando lavadas incorretamente, podem reter resíduos e causar alergias na pele do bebê.

O dilema

Fralda de Pano

Vantagens
Desvantagens

Reduz a montanha de lixo os aterros. Uma fralda de algodão pode ser usada mais de cem vezes e leva um ano para se decompor
Lavá-las não é tarefa das mais fáceis. O desperdício de água e o uso de detergentes podem causar grande impacto no ambiente.

O contato com o tecido, em vez do plástico, traz mais conforto para o bebê e reduz o risco de assaduras.
Quando lavadas incorretamente, podem reter resíduos dos produtos de limpeza e causar alergias na pele.


Fralda Descartável

Vantagens
Desvantagens

A mãe trabalha menos e pode ficar mais tempo com o filho.
A quantidade descartada é agravada pela demora na decomposição. Só o adesivo para fechar demora mais de 500 anos para se degradar.

É mais prática e mantém o bebê seco por mais tempo, o que reduz o risco de infecções e proliferação de fungos. Não precisa ser trocada à noite e em passeios.
Contém produtos que mantém a criança seca, mas que também ressecam a pele. O uso de pomadas contra assaduras é inevitável.




Alternativas
1.O Brasil pode copiar o exemplo de apíses como a Inglaterra, que lançou um programa de reciclagem de fraldas descartáveis. A primeira usina deve fiar pronta em 2010. As fraldas serão transformadas e, produtos que vão de telhas a capacetes para ciclistas. A empresa responsável, Knowaste, investiu Us$ 17 milhões no projeto, na cidade de Birmingham. A previsão é que a unidade processe 36 mil fraldas por ano. A tecnologia usada permite transformar cada tonelada em 400 quilos de celulose e 145 metros cúbicos de gás metano.
2.O desenvolvimento de produtos menos poluentes é um outro meio possível. A combinação de algodão com itens orgânicos, por exemplo, poderia tornar a degradação das fraldas mais rápida.Outra forma de facilitar a decomposição seria, diminuir a quantidade de plástico na composição e substituir o gel sintético por de origem vegetal.
3.O consumo consciente nos dias de hoje, é a melhor forma de minimizar esta problemática. Intercalar fraldas descartáveis com fraldas de pano seria um começo para reduzir o impacto ambiental, deixando a fralda descartável apenas para uso noturno e em casos de passeios ou visitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário